Pesquisa diz que consumidor rondoniense prefere bom atendimento a preço baixo

Pesquisa diz que consumidor rondoniense prefere bom atendimento a preço baixo

Pesquisa

 Ser bem atendido é o mais importante para 58% dos consumidores na quatro principais cidades de Rondônia.

Um pesquisa realizada pelo Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação IHPEC apontou que 58% dos consumidores consideram o bom atendimento mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. O consumidor ji-paranaense, segundo a pesquisa, é o mais exigente.

O estudo  que ouviu 1.259 pessoas de todas as classes sociais, nas quatro principais cidades do estado – Porto Velho, Ariquemes, Ji-paraná e Vilhena. A pesquisa revelou ainda que depois de avaliar o atendimento, 18% dos consumidores se preocupam com o preço e 10% disseram a qualidade, 8% dos entrevistados acham que comprar de acordo com a imagem da empresa no mercado é mais importante na hora da compra. Apenas 6% citaram outras razões .

O IHPEC se preocupou também em avaliar o que seria um “bom atendimento”, quais características comportamentais o atendimento/vendedor teve ter ao abordar o cliente.

Dentre as dezesseis alternativas as mais citadas foram as seguintes 20,8% simpatia; 17,3% educação; 11,4% ser criativo para dar sugestões e sorrir 11,2%.

Com essa informação de que a maioria dos consumidores  valoriza o bom atendimento, é crescente o aumento dos investimentos das empresas em qualificação profissional. Afinal o mercado percebeu que todo cliente bem atendimento ele não só vai comprar o produto ou serviço , como também vai ser um ótimo divulgador.

O comercio de Rondônia começou sair da armadilha que é viver a base do achismo e de seus próprios gostos e interesses. Quando o assunto é “cliente e suas ânsia”, a busca das empresas por informações personalizada cresce exponencialmente.

O investimento em pesquisa de marcado/opinião trás inúmeras vantagens como, por exemplo, descobrir as variáveis que definem seu publico alvo, isso demostra que a empresa reconheceu quem é o protagonista de seu negocio e começa a definir suas ações de acordo com o interesse do cliente e de forma estratégicas e eficaz. Porém a mais importante delas é o valor que se agrega ao seu produto indiretamente a partir do momento que passa a “dar voz” ao cliente com pesquisas e “ouvidos” com atitudes assertivas que fazer seu cliente se sentir mais valorizado ao saber que esta contribuindo para o desenvolvimento da empresa que elegeu para comprar.

Tabela 1.0
Em geral o que você mais leva em consideração na hora de comprar? – Total

Total
Atendimento 58,0
Preço 18,0
Qualidade 10,0
Imagem da empresa 8,0
Outros 6,0
100,0

Gráfico 1.0 – Em geral o que você mais leva em consideração na hora de comprar? – Total

Sem título01

Figura 1 – Gráfico de pizza – O que o consumidor rondoniense leva mais em consideração na hora de comprar no comercio. Maio/2016.

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Tabela 2.0 – Quais as principais características comportamentais que o atendimento deve ter em sua opinião? – Total

Total
Simpatia 20,8
Educação 17,3
Ser criativo/Sugestões 11,4
Sorrir 11,2
Sincero 7,8
Saber comunicar/conversar 7,5
Paciência 6,8
Chamar-te pelo nome 4,2
Conhecer o produto 3,7
Outros 9,3
100,0

Gráfico 2.0 – Quais a principais características comportamentais que o atendente deve ter em sua opinião? – Total

Sem título02

Figura 2 – Gráfico de pizza – Características comportamentais que o atendimento que o atendente/vendedor deve ter na opinião dos rondonienses. Maio/2016.

Tuannhy Rozeira Haverroth
Jornalista, Consultoria em pesquisa comercial e política.

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